Uma massa de ar quente proveniente do Norte de África tem provocado um aumento gradual da temperatura em Portugal continental e também em Espanha. Há a possibilidade de estarmos a atravessar a terceira onda de calor deste mês.
À SIC, Jorge Ponte, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), diz que “amanhã, especialmente, será o dia mais quente. São esperadas temperaturas que podem estar entre os 34 e os 37 graus na região do Alentejo", e “poderão ser até ultrapassados alguns máximos históricos para o mês de abril”.
“As anomalias de temperatura máxima relativamente à média vão estar em muitas regiões do país entre 10 a 15 graus acima daquilo que é normal, é de facto uma situação significativa", reconhece o meteorologista.
Há mesmo a possibilidade de estarmos a atravessar a terceira onda de calor deste mês. Além das altas temperaturas, os níveis de humidade serão baixos, o que aumenta o risco de incêndio, principalmente em zonas rurais.
“O Algarve tem tido sempre o perigo de incêndio bastante elevado, por vezes mesmo máximo, e também as regiões Norte e Centro são regiões especialmente vulneráveis”, alerta Jorge Ponte.
O calor intenso começará a amenizar a partir da próxima sexta-feira, mas os termómetros vão continuar a registar temperaturas altas durante mais uns dias.
“Como esta descida [das temperaturas] está a ser comparada com valores muito elevados, os valores continuarão acima da média. [E] em muitos sítios irão continuar a contribuir para uma onda de calor”, prevê o meteorologista do IPMA.
Além de Portugal, também para a vizinha Espanha está previsto tempo quente, a rondar os 40ºC.
A confirmarem-se esses valores pode ser a temperatura mais alta alguma vez registada em Espanha num mês de abril. O que está a obrigar as autoridades espanholas a planear a abertura antecipada das piscinas públicas e ajustes nos horários das escolas.