Vacinar Portugal

Vacinação dos 12 aos 15 anos. CDS espera que decisão seja técnica e não política 

Francisco Rodrigues dos Santos alerta que este tipo de "ziguezagues" pode provocar confusão.

RODRIGO ANTUNES

SIC Notícias

O CDS diz que espera que a súbita mudança de posição da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação de adolescentes contra a covid-19 seja baseada em dados científicos e não em eventuais pressões do Governo.

Em comunicado, Francisco Rodrigues dos Santos alerta que este tipo de "ziguezagues" pode provocar confusão, ou até mesmo alarme social.

O líder do CDS defende ainda que a sensibilização para a vacinação deste grupo etário deve envolver os pais das crianças e basear-se na clareza, na segurança científica e nas garantias de proteção conferidas pelas vacinas.

DGS recomenda vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou esta terça-feira a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos.

"A DGS informa que, relativamente à vacinação em adolescentes com 12 a 15 anos, foi possível analisar novos dados, sendo de referir que, à data, os mais de 15 milhões de adolescentes vacinados na UE e EUA confirmam que os episódios de miocardite e pericardite são extremamente raros", começou por dizer a Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas.

Em conferência de imprensa, Graça Freitas referiu que se mantém a recomendação da vacinação prioritária para jovens com 16 ou mais anos e adolescentes com outras patologias, como já tinha sido informado a 30 de julho.

A grande diferença é que agora a DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos, acompanhados pelos pais ou tutores, sem necessidade de indicação médica.

Últimas