Terminados os compromissos internacionais, o campeonato nacional regressa este fim-de-semana. Na sexta-feira,o Benfica acerta calendário, em Barcelos, para tentar alcançar o Sporting na liderança da Liga.
A faltar oito jornadas para o fim do campeonato, o Sporting está em primeiro com 62 pontos. Aproxima-se o sprint final e o objetivo é o bicampeonato, que foge há 70 anos, e a margem de erro da equipa de Rui Borges é mínima.
Apesar da liderança, vê o Benfica apenas a três pontos e ainda com um jogo em atraso.
Depois da paragem para as seleções, o Sporting regressa ao campeonato na Reboleira para defrontar o Estrela da Amadora e, logo a seguir, recebe o SC Braga, numa jornada em que há clássico no Dragão.
Há dérbi lisboeta na penúltima jornada
Mas há um jogo que salta logo à vista: o dérbi da penúltima jornada. Benfica e Sporting podem decidir quem é o campeão nacional no Estádio da Luz.
Até lá, o percurso encarnado é, na teoria, mais complicado.
Esta sexta-feira, o Benfica começa por ir a Barcelos acertar calendário com o Gil Vicente e, em caso de vitória, iguala o Sporting no topo da tabela.
Mas as deslocações ao Dragão e a Guimarães prometem dificultar a vida à equipa de Bruno Lage, que depois do confronto com o Sporting ainda vai a Braga para fechar o campeonato.
FC Porto a nove pontos do 1.º lugar
Mais a norte, o título parece ser uma miragem. O FC Porto está a seis pontos do Benfica, a nove do Sporting e com os mesmos 53 pontos do SC Braga.
Para chegar aos lugares de Champions, a equipa de Martín Anselmi pode aproveitar a jornada 28 para encurtar distâncias na receção ao Benfica, mas sem mais nenhum confronto com os adversários diretos terá sempre de esperar por deslizes alheios.
O campeonato entra na reta decisiva. O detalhe vai ditar a glória de uns e a desilusão de outros.