Primeira Liga

Vítor Bruno diz que terá de "ser sempre um grande FC Porto" para vencer o Vitória de Guimarães

Os dois emblemas estão igualados na vice-liderança da prova - com superioridade 'azul e branca' na diferença de golos -, após os 'dragões' terem voltado aos triunfos na receção ao lanterna-vermelha Farense.

SIC Notícias

Os futebolistas Danny Namaso, Deniz Gül, Fran Navarro e Samu Omorodion dão garantias ao ataque do FC Porto, assumiu esta sexta-feira o treinador Vítor Bruno, na véspera da visita ao Vitória de Guimarães, da sexta jornada da Primeira Liga.

"[A utilização] Depende do rendimento, da semana, da dimensão tática e estratégica e daquilo que o adversário pedir, mas - e digo sem reserva nenhuma - qualquer um deles dá-me neste momento muitas garantias para a função e missão que um avançado desempenha na nossa forma de jogar", observou, em conferência de imprensa.

Contratado no verão aos espanhóis do Atlético de Madrid por 15 milhões de euros fixos, Samu estreou-se a marcar à segunda partida pelo FC Porto, ao sair do banco de suplentes na ronda anterior para dar o triunfo caseiro sobre o lanterna-vermelha Farense (2-1).

"Entrou bem e fez 30 minutos que agitaram o jogo. Aos poucos, está a imiscuir-se no nosso modelo, sendo que o seu próprio perfil nos pede coisas diferentes. O Samu nem sempre foi titular nos Jogos Olímpicos, passou meia dúzia de dias connosco mal chegou ao FC Porto e rumou à seleção [de sub-21 espanhola] para jogar cerca de 60 minutos em dois encontros. Isso foi muito bom em termos de aptidão física. Ao mesmo tempo, ficou privado de contacto com o grupo e desconectou-se um pouco do nosso jogar", recordou.

Samu já tinha sido suplente utilizado na derrota em Alvalade perante o campeão nacional e líder isolado Sporting (2-0), da quarta jornada, num arranque de temporada pautado por cinco titularidades em seis possíveis do inglês Danny Namaso no eixo atacante portista.

"Temos este caráter obsessivo de olhar para uma análise mais quantitativa e praticamente crucificar um avançado quando não faz golos. Enquanto o Danny garantir rendimento nos comportamentos pedidos, irá ter sempre vida comigo. Seja ele, o Samu, o Fran Navarro ou o Deniz Gül. Há coisas inegociáveis para nós e que eles têm de cumprir na íntegra", pontuou.

Se o espanhol Fran Navarro tem sido habitual suplente de Danny Namaso e apenas não foi utilizado na última partida, o internacional sub-21 sueco Deniz Gül ainda procura os primeiros minutos pelo FC Porto, ao qual chegou oriundo do Hammarby no final de agosto.

"Baixá-lo à equipa B? É uma decisão que já foi ponderada, mas achámos que seria benéfico estar mais tempo integrado com o grupo, até para ficar a saber os nomes todos dos colegas de forma correta. É um momento importante para alguém que vem de um contexto completamente diferente. Ele precisa deste espaço e começará a jogar e a ter minutos. Se vai ser amanhã [no sábado] ou mais à frente, fica [a dúvida] no ar", atirou.

Os dois emblemas estão igualados na vice-liderança da prova - com superioridade 'azul e branca' na diferença de golos -, após os 'dragões' terem voltado aos triunfos na receção ao lanterna-vermelha Farense (2-1), reagindo à derrota no terreno do campeão nacional e líder isolado Sporting (0-2), enquanto os vitorianos derrotaram o Sporting de Braga (2-0).

"Terá de ser sempre um grande FC Porto. O adversário é forte a nível individual e está coletivamente bem trabalhado. É inegável que teremos dificuldades. Qualquer equipa que vá a Guimarães passa sempre por dificuldades e temos de ser iguais a nós próprios", reforçou, numa altura em que os 'conquistadores' têm um pleno de cinco vitórias caseiras nas diversas provas - duas na Primeira Liga e três nas fases preliminares da Liga Conferência.

Vitória de Guimarães e FC Porto, ambos igualados na segunda posição, com 12 pontos, três abaixo do campeão nacional e líder isolado Sporting, defrontam-se no sábado, às 18:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, para a sexta jornada da Primeira Liga, sob arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

 

Com LUSA

Últimas