Primeira Liga

I Liga: Sporting regressa de Barcelos com apenas um ponto

O Sporting visitou e empatou a zero com o Gil Vicente, num encontro em atraso da 25.ª jornada da Primeira Liga.

ESTELA SILVA/Lusa

SIC Notícias

O Gil Vicente e o Sporting terminaram a partida, desta quarta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, com o marcador a zero. Com este resultado, leões e gilistas mantêm-se na 4.ª e 13.ª posição na tabela classificativa.

Na deslocação a Barcelos, para o jogo em atraso da jornada 25, o treinador Rúben Amorim fez cinco mudanças no 11 em relação ao último encontro.

ST.Juste, Esgaio, Coates, Morita e Chermiti substituíram na equipa titular Diomandé, Nuno Santos, Arthur Gomes, Trincão e Paulinho, este último devido a lesão.

Os minutos iniciais do encontro foram bastante divididos, com nenhum dos conjuntos a conseguir criar grandes ocasiões de golo. Ao minuto 11, o jovem avançado Chermiti tentou a sua sorte e com recurso a um remate artístico de calcanhar testou os reflexos do guardião adversário.

A partir do minuto 20, os comandados de Rúben Amorim começaram a chegar com mais perigo ao último terço e aos 37 minutos Matheus Reis por pouco não inaugurou o marcador. Valeu a intervenção de Andrew.

Segunda parte começou com 0-0

A partida seguiu para o intervalo com o nulo no marcador e no recomeço do encontro, a equipa “leonina” sofreu uma alteração: Nuno Santos rendeu Gonçalo Inácio, obrigando assim Matheus Reis a recuar para o eixo da defesa e Nuno Santos a passar para a lateral esquerda.

Ao minuto 51, surgiu a grande ocasião do segundo tempo: Marlon apareceu diante de Antonio Adán, mas o guardião do Sporting foi mais rápido e cortou a bola que poderia chegar com perigo à baliza dos “leões”.

Ao minuto 54, o Sporting adiantou-se no marcador, por intermédio de Edwards que, assistido por Pote, só teve de encostar para o fundo das redes. O lance foi inicialmente validado pelo juiz da partida, mas o VAR deu a indicação que Chermiti estava em posição irregular no início da jogada.

Neste período do jogo, o Sporting apertava o cerco e chegava com mais frequência à área adversária. Aos 60 minutos, eis que o Sporting marca o segundo golo, mas o mesmo foi também anulado por fora de jogo de Pote.

Dois minutos depois, o capitão Coates esteve muito perto de salvar a sua equipa, mas não chegou a tempo de fazer um desvio eficaz em resposta ao cruzamento de Nuno Santos.

Ainda antes do minuto 80, entraram na equipa dos “verdes e brancos” Arthur Gomes e Trincão, mas nem os atacantes conseguiram alterar o rumo do jogo. A cinco minutos dos 90, Tanlongo entrou para o lugar de Morita, mas sem sucesso.

Sporting afasta-se do terceiro posto

O Sporting não conseguiu evitar o empate a zeros e falhou assim a aproximação ao pódio do campeonato.

Os “leões” somam agora 54 pontos e seguem atrás do Sporting de Braga, que tem mais cinco ponto, e do FC Porto, que segue sete pontos à frente.

Últimas