Papa Leão XIV

"Fiquei em choque absoluto": as reações dos habitantes de Chicago à eleição do Papa Leão XIV

Embora tenha vivido mais de metade da sua vida fora dos Estados Unidos da América, foi lá que o novo Papa nasceu, cresceu e estudou. Não admira, por isso, que os norte-americanos, especialmente os que vivem em Chicago, terra natal do Papa, digam que se sentem orgulhosos, embora também surpreendidos.

Catarina Neves

Estava a decorrer a missa do meio-dia na Catedral do Santo Nome, em Chicago, quando o anúncio foi feito. A escolha do novo papa, nascido nos Estados Unidos da América, apanhou muitos de surpresa.

A celebração fez-se ouvir na catedral da cidade onde Robert Prevost nasceu e passou a infância: Chicago. Há informações que vão sendo conhecidas à medida que os dias passam.

"Fiquei em choque absoluto, felizmente chocado. Ele não estava na minha pequena, pequena lista. Nem sequer estava na minha lista dos dez melhores", conta o Padre Gregory Sakowicz.
"É um dia de grande entusiasmo para a Igreja. Para além disso, é um dia de grande entusiasmo para Chicago, para os Estados Unidos, por ter um dos nossos a ser eleito Papa", acrescenta Larry Sullivan, Bispo Arquidiocese de Chicago.

Até agora, Robert Francis Prevost era um homem norte-americano, de 69 anos, cardeal e com uma parte significativa da sua vida dedicada à Igreja Católica. Mas, até hoje, apenas um papa nasceu no país, que ficou conhecido como a terra das oportunidades.

Últimas