Em Buenos Aires, a cidade natal do Papa Francisco, a noite foi marcada por uma homenagem que juntou centenas de pessoas. Entre cânticos e aplausos, recordou-se o legado de Jorge Mario Bergoglio. A vice-presidente da Argentina esteve presente.
A basílica de San José de Flore está localizada no bairro onde Francisco cresceu e terá sido aí que o Sumo Pontífice ganhou a vontade de ser padre.
O arcebispo de Buenos Aires recordou o legado do Papa Francisco e pediu aos argentinos que sigam o exemplo de unidade que sempre marcou a vida de Jorge Mario Bergoglio.
Oxalá nós, argentinos, que tanto falamos de Francisco, consigamos viver o seu legado, viver com a união de que tanto precisamos, viver verdadeiramente como irmãos, a tratar-nos bem uns aos outros, e a fazer entre todo o que Francisco tanto pregou, a revolução da ternura", disse Jorge Garcia, arcebispo de Bueno Aires.
O Papa Francisco morreu ao início da manhã desta segunda-feira, aos 88 anos, depois de este domingo ter aparecido na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano.