Papa Francisco

Peregrinos com apoio espiritual, 70 postos e 1.500 voluntários

Pela primeira vez há assistência espiritual em todos os 70 postos de atendimento aos peregrinos para as cerimónias do 12 e 13 de maio em Fátima, presididas pelo Papa Francisco. A assistência aos peregrinos foi reforçada e conta com mais voluntários- 1.500 entre médicos, enfermeiros e profissionais de saúde.

Reuters - Rafael Marchante

É a grande novidade anunciada na página oficial da visita do Papa Francisco. Os milhares de peregrinos que vêm a pé a Fátima já podem contar com assistência espiritual em todos os postos de atendimento aos peregrinos geridos pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) que há vários anos coordena a assistência nas peregrinações aniversárias, em colaboração com a Ordem de Malta, Cruz Vermelha, corporações de bombeiros, escuteiros e Associação dos Servitas de Nossa Senhora, esta última o primeiro corpo de voluntários a apoiar os peregrinos de Fátima e cuja génese remonta a 1917 e aos acontecimentos na Cova da Iria.

Ao todo são 70 postos de atendimento aos peregrinos espalhados pelo país mas com maior incidência no norte, de onde provém o maior número de grupos de peregrinação a pé".

Com a vista do Papa Francisco, o centenário das aparições de Fátima e a canonização dos pastorinhos, o Santuário está a contar com ainda mais peregrinos do que o habitual. As previsões apontam para cerca de 350 grupos de peregrinos a pé, envolvendo perto de 40.000 pessoas. Confirmados estão mais de mais 200 grupos, além das peregrinações a pé que não são referenciadas pelo Movimento da Mensagem de Fátima mas é possível que cheguem aos 200.000 peregrinos a pé, ou seja, 4 vezes mais do que em 2016, quando foram registados 50.000 peregrinos em Fátima.

Também por isso foi reforçado o número de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e outros, totalizando agora 1.500 voluntários. Para além da assistência médica gratuita os peregrinos têm ainda acesso a comida dormidas.

Nas estradas haverá ainda equipas itinerantes de apoio para a eventualidade de ser necessário transferir algum peregrino para uma unidade hospitalar.

Entre outros locais, vai ser possível encontrar postos de assistência aos peregrinos em Pinheiro de Bemposta, Albergaria-a-Velha, Malaposta, Sabugosa, Santa Luzia, Pedrulha, Almaça, Condeixa, Pombal, Barracão, Caranguejeira, Santa Catarina da Serra, Vendas Novas, Coruche, Almeirim, Pernes, Alcanena, Alcanhões, Riachos, Torres Novas, Minde, Mira, Figueira da Foz, Leiria e Aljubarrota.

O Papa Francisco será o 4º Papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, e vai canonizar os pastorinho Jacinta e Francisco no centenário dos acontecimentos na Cova da Iria, em 1917. Os anteriores Papas a estar em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Com Lusa

Últimas