Orçamento do Estado

Marcelo sobre OE: "Até ao lavar dos cestos é vindima, ainda estamos em vindimas"

O Presidente da República diz ter a "convicção" de que o Orçamento do Estado vai ser viabilizado. Mas, para já, é preciso "esperar": "Até ao lavar dos cestos é vindima, ainda estamos em vindima".

Rita Rogado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reitera que acredita que o Orçamento do Estado para 2025 vai ser viabilizado. Contudo, diz que, neste momento, é preciso "ter paciência".

Numa visita à Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, o chefe de Estado destaca que, por norma, os orçamentos são decididos "no último minuto, no último segundo".

"Até ao lavar dos cestos é vindima, ainda estamos em vindima", afirma.

Marcelo Rebelo de Sousa diz ter a "convicção" de que vai haver orçamento. E acrescenta: "É bom para a estabilidade, para a forma como de fora se olha para Portugal, bom para as agências financeiras e instituições europeias".

"Até ao último minuto acredito que vai haver orçamento", sublinha.

No entanto, defende que a "paciência" é uma "grande virtude" e, como tal, "é preciso esperar para ver".

Questionado sobre a reunião do Conselho de Estado, que decorreu na terça-feira e que serve para os conselheiros "aconselharem o Presidente e falarem entre si", defende que foi um "passo importante" para a exposição dos pontos de vista.

Sobre as críticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao IRS jovem, diz que não se quer pronunciar, uma vez que a matéria "ainda vai ser debatida no Parlamento".

Últimas