Orçamento do Estado

Montenegro pede fim de “birras” e diz que o importante é aprovar o Orçamento

O primeiro-ministro acusa o PS de “arranjar pretextos” para distrair os portugueses, mas assegura que o Executivo está empenhado num diálogo “sério e leal” com os partidos.

Carolina Botelho Pinto

O primeiro-ministro desvalorizou esta sexta-feira a posição do PS e sublinhou a necessidade de haver um Orçamento do Estado aprovado para 2025.

“Os portugueses não querem birras. O que importa aqui é que Portugal precisa de um Orçamento para 2025, precisa de concretizar todos os projetos que estão em curso no âmbito do PRR e que têm um calendário que não pode ser ultrapassado sob pena de perdermos essa fonte de financiamento”, disse Luís Montenegro.

Acusando o PS de “arranjar pretextos” para distrair os portugueses, assegurou que o Executivo está empenhado num diálogo “sério e leal” com os partidos.

"O Governo está empenhado em ter um diálogo sério e leal com todas as forças partidárias e na base desse diálogo estará sempre a partilha de informação. Nós estamos disponíveis para partilhar a informação que é possível partilhar com os partidos da oposição, para que possam ter todas as condições para fazer a sua reflexão e apresentar as suas propostas", acrescentou.

Recorde-se que o PS acusou esta sexta-feira o Governo de falta de "boa-fé negocial" sobre o Orçamento do Estado para 2025, por continuar sem enviar aos partidos "informação imprescindível" sobre o documento.

Na quinta-feira, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, tinha garantido que o Executivo faria chegar esta informação aos partidos até esta sexta-feira, o que, até ao momento, ainda não aconteceu.

Últimas