Mundo dos Animais

Centenas de leões-marinhos ocupam praia na Califórnia, moradores e turistas encantados

Os moradores de Monterey confessam nunca terem visto tantos leões-marinhos reunidos na Praia de San Carlos. As centenas de animais tornaram-se uma grande atração turística e apesar de ser proibido aproximar do local, há quem não perca a oportunidade de observar a espécie mesmo ao longe.

Ana Isabel Pinto

SIC Notícias

Centenas de leões-marinhos invadiram a Praia de San Carlos, em Monterey, Califórnia (EUA), levando as autoridades locais a fechar a área. Foram colocadas várias fitas de precaução, mas ainda assim, muitas pessoas estão a ser atraídas pelo "espetáculo" que os animais têm feito no areal e na água, enquanto descansam e brincam.

Embora os leões-marinhos sejam, frequentemente, vistos em certas praias ao longo da costa da Califórnia, os moradores dizem que nunca viram tantos animais desta espécie reunidos em Monterey.

"Eles são muito barulhentos, parecem beligerantes. Vão atrás uns dos outros. Há muita energia entre eles, parece que se divertem muito", descreveu o morador Peter Cooley, à Reuters.

Lisa Uttal, bióloga marinha do Santuário Marinho Nacional da Baía de Monterey, confessou não saber exatamente por que os leões-marinhos escolheram a Praia de San Carlos, mas acredita que podem ter sido atraídos em busca de alimento. A especialista adiantou, ainda, que quase todos os leões-marinhos que se reuniram na praia são machos.

"Espera-se que eles permaneçam na Praia de San Carlos por três a quatro semanas", afirmou Lisa Uttal.

Marge Brigadier, voluntária do programa Bay Net do Santuário Marinho Nacional da Baía de Monterey, sublinhou que os leões-marinhos são protegidos pela Lei de Proteção aos Mamíferos Marinhos dos EUA, que proíbe as pessoas de se aproximarem do local ou de tentarem mudar o comportamento deles.

Leões-marinhos ocupam marina de São Francisco. O que os leva até lá?

Últimas