A real idade do cão Bobi, que foi considerado o cão mais velho do mundo, está a ser investigada pelo Guiness World Records e, por isso, o título que lhe foi atribuído em fevereiro de 2023 foi lhe agora retirado temporariamente enquanto decorre a investigação.
Bobi, um rafeiro Alentejano, recebeu o título de cão mais velho do mundo quando tinha 30 anos e 268 dias. No entanto, surgiram agora dúvidas sobre se era realmente o cão mais velho do mundo ou não.
A esperança média de vida de um rafeiro alentejano é de 12 a 14 anos, mas Bobi morreu, no passado dia 21 de outubro, com 31 anos.
Ainda que o seu nascimento, a 11 de maio de 1992, tenha sido aparentemente confirmado pela base de dados de animais de estimação do Governo português e pelo Sindicato Nacional dos Veterinários, a comunidade veterinária internacional levantou algumas dúvidas sobre a longevidade do rafeiro alentejano, o que levou o Guiness World Records a investigar o passado de Bobi.
Os donos de Bobi garantem que o animal tinha bons genes e que os familiares também viveram além do esperado.
Contudo, as dúvidas surgiram depois de divulgadas fotografias supostamente do Bobi na sua juventude que o mostram com patas brancas, sendo que fotografias mais recentes o mostram com patas castanhas.
De acordo com o canal britânico Sky News, fonte oficial do Guiness World Records confirmou a abertura de uma investigação: "Enquanto a nossa análise está a decorrer decidimos suspender temporariamente os recordes de 'cão mais velho ainda vivo' e 'cão mais velho de sempre' - só até todas as nossas investigações estarem tratadas."
Em dezembro, a revista norte-americana Wired revelou que Bobi foi registado na base de dados apenas em 2022, no entanto esse registo não invalida que possa mesmo ter nascido em 1992 uma vez que o registo de cães nascidos antes de 2008 só se tornou obrigatório em outubro de 2020.
Antes de Bobi, o título de cão mais velho era de Spike, um chihuahua dos EUA com 23 anos. Na altura, a sua dona entregou documentos como registos veterinários e contas que situavam o seu nascimento em 1999.