Mundo dos Animais

Málaga cria primeiro cemitério público de animais de estimação em Espanha

A morte de um animal de estimação é um momento muito doloroso. O projeto, que teve um investimento superior a um milhão de euros, foi pensado para dar uma resposta à “crescente sensibilidade social quando se trata de respeitar e cuidar dos animais”.

Canva

SIC Notícias

O primeiro cemitério público para animais de companhia vai abrir no final deste ano em Espanha, anunciou a Câmara Municipal de Málaga. O município avança que os serviços incluem funeral, cremação e sepultura.

Espanha tem, até ao momento, quatro cemitérios privados. Mas, o Cemitério de San Gabriel, como se vai chamar, será o primeiro público para fazer frente à “crescente sensibilidade social” em relação ao cuidado com os animais.

O cemitério vai ter um espaço verde para depositar as cinzas do animal, mas para quem preferir guardá-las, tem também disponível um columbário e, ainda, uma zona de sepulturas. Para quem preferir realizar um funeral, terá uma zona destinada a esse momento.

“O edifício foi construído de acordo com critérios de sustentabilidade e eficiência energética e incluirá um edifício de atendimento — com zona de recepção, gabinete administrativo, consultório veterinário e instalações sanitárias —, crematório e sala de despedida”, lê-se no The Guardian.

Quanto aos preços, a Câmara Municipal de Málaga anunciou, em comunicado, que serão definidos consoante os valores praticados noutros cemitérios e crematórios do país. Quer isto dizer que poderá chegar até aos 210€, variando de acordo com o peso do animal.

Já as sepulturas, podem ir até aos 425 euros, segundo o ABC de Sevilla e a manutenção destas podem chegar até aos 30 anos.

Últimas