Mundo dos Animais

Existe um ladrão incomum de plantas na Austrália

Ironicamente, este “ladrão” acabou por comer de um viveiro que plantava para a sua própria espécie, que se encontra em vias de extinção e precisa de ação urgente para não desaparecerem até 2050.

Mark Baker/AP

SIC Notícias

Um proprietário de um viveiro australiano, Humphrey Herington, teve semanas para perceber quem estaria a roubar as suas mudas - planta tirada do viveiro para plantação definitiva - para depois descobrir que era um coala.

Humphrey Harington tentou refletir sobre o porquê das suas plantas estarem a desaparecer do seu viveiro. Primeiro, o proprietário pensou que fossem cabras.

A última coisa que esperava era entrar no trabalho um dia e encontrar um coala "atrevido", atordoado e cheio demais para se movimentar, cercado por plantas de eucalipto descascadas.

"Ele parecia estar satisfeito. Ele parecia muito satisfeito consigo mesmo", disse Herington à BBC.

Agora, a sua equipa está a construir uma cerca “à prova de coalas” em redor das suas plantações para impedir Claude - nome que lhe atribuíram - de lanchar ali.

Ironicamente, como conta a BBC, as plantas que Claude devorou ​​estavam a ser cultivadas para melhorar os habitats dos coalas na região – a espécie está em vias de extinção.

A equipa do Eastern Forest Nursery, perto de Lismore, no norte de Nova Gales do Sul, notou pela primeira vez que as plantas estavam a ser mastigadas há alguns meses.

"Não havia realmente nenhum sinal – não havia rastros nem nada – que indicasse o que poderia ter sido", disse Herington.

Quando descobriram o “ladrão de folhas” chamado Claude, Herington envolveu-o gentilmente numa toalha e levou-o para algumas árvores a cerca de 300 metros do viveiro.

"Mas alguns dias depois, ele voltou e continuou com as suas visitas noturnas", disse.

Em 2022, os coalas foram listados como espécie em vias de extinção ao longo da maior parte da costa este da Austrália, após um declínio dramático no número.

O outrora próspero marsupial foi devastado por desmatamentos, incêndios florestais, secas, doenças e outras ameaças.

Últimas