Uma das tartarugas mais raras do mundo está de volta a casa, no Texas, depois de aparecer a 6.400 quilômetros de distância no norte do País de Gales, segundo a BBC.
Tally, tartaruga de Kemp normalmente oriunda do Golfo do México, foi encontrada presa e quase morta na praia de Talacre, Flintshire, em 2021, mas foi cuidada até recuperar pelo Zoológico do Mar de Anglesey.
Por vezes, a corrente do Golfo pode ser traiçoeira e arrastar as tartarugas de Kemp através do Atlântico.
Turtles Fly Too, um grupo envolvido no caso, descreveu o voo de regresso aos Estados Unidos da América como a sua "missão mais distante e complexa".
Após ter dado à costa no norte do País de Gales, Tally foi avistada por um passeador de cães. Depois, o British Divers 'Marine Life Rescue (BDMLR) foi contactado para lidar com a situação.
Os biólogos do Zoológico do Mar de Anglesey perceberam de imediato que a tartaruga ainda estava viva e forneceram cuidados intensivos durante meses até que ela estivesse saudável novamente.
"As águas frias do Nordeste do Atlântico geralmente resultam na morte certa para esta espécie de tartaruga marinha subtropical no inverno", disse Mary Kay Skoruppa, coordenadora de tartarugas marinhas do Texas do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
No entanto, a coordenadora esclarece que "graças à resposta rápida de um grande grupo de parceiros internacionais e voluntários, Tally está viva e pronta para voltar para casa".
Gem Simmons, coordenadora de resgate do BDMLR North Wales, foi uma das primeiras pessoas a ver Tally quando ela apareceu.
"Para nossa surpresa, ela não estava apenas viva, mas também faz parte de uma das espécies mais ameaçadas do mundo", disse ela.
Simmons disse estar emocionada, porque a tartaruga marinha finalmente conseguiu "voltar ao seu mundo".
No entanto, ela espera que estas ocorrências se tornem mais frequentes devido às "ameaças crescentes" aos oceanos.
"No inverno passado, enquanto Tally recuperava, quase 20 tartarugas apareceram. O aumento foi bastante acentuado", disse ela.
Tartaruga voadora
Voar com uma tartaruga marinha em vias de de extinção de uma ponta do mundo até outra é uma operação complexa.
Ao chegar aos EUA, Tally será transferida para o Zoológico de Houston, onde os veterinários vão garantir a sua estabilidade e saúde para voltar a ser liberta na natureza.
Se aprovado, os pesquisadores anexarão um dispositivo de rastreamento para monitorar seus movimentos.
Uma equipa internacional de parceiros vai-se reunir em Galveston para comemorar o lançamento de Tally.
"Esperamos que Tally cresça até a maturidade e volte a nidificar numa praia do Texas daqui a alguns anos para ajudar a garantir a sobrevivência de sua espécie no futuro".