Olhares pelo Mundo

Plástico que mata serve para alertar para tartarugas em risco de extinção

Um projeto numa praia libanesa chama a atenção para a necessidade da reciclagem do plástico e a ameaça que este representa para as espécies em risco de extinção, como as tartarugas marinhas.

SIC Notícias

Garrafas e tampas de plástico formam duas tartarugas, expostas à beira-mar na cidade libanesa de Amchit, para chamar a atenção para a poluição que fazemos e para o perigo que isso representa para as outras espécies.

O projeto de consciencialização sobre a reciclagem e as espécies ameaçadas de extinção, como as tartarugas marinhas, é da autoria da ativista ambiental libanesa Caroline Chaptini Makhlouf, que diz ter achado mais interessante e emocionante para as crianças ver uma família de tartarugas.

A tartaruga maior foi construída com mais de 250.000 garrafas plásticas, cobertas por tampas coloridas numa composição em mosaico.

Ao lado está uma tartaruga mais pequena feita com tampas de plástico azuis.

“Estamos a chamar a atenção para a tartaruga e porque está em risco de extinção. Está a morrer por causa da poluição dos sacos plásticos e de lixo que atiramos ao mar”.

“É muito importante para mim que o meu filho tenha consciência da importância da reciclagem, porque é muito difícil permanecer vivo com uma mentalidade (diferente)”, acrescentou Makhlouf, que está à espera do seu primeiro filho.

Makhlouf conta que o projeto foi possível com a recolha de resíduos plásticos feita por mais de 3.000 alunos de diferentes escolas. O principal objetivo da construção da tartaruga era incentivar as crianças a juntar garrafas e tampas de plástico que, de outra forma, seriam desperdiçadas. Quis também sensibilizar as escolas e as casas para a importância da reciclagem.

Ao visitar a exposição a exposição das tartarugas com a sua filha, a designer gráfica Sahar Ghouche comentou:

“É bom que a nova geração tenha curiosidade em perguntar. As crianças não sabem, temos de ser nós o modelo delas. Atualmente nas escolas já ensinam o lado artístico [da reciclagem]: como fazer um vaso de plástico. Não era assim no nosso tempo, deitávamos tudo fora”.

Últimas