Após a vitória da Seleção Nacional feminina frente ao Vietname, por 2-0, Marcelo Rebelo de Sousa destaca a determinação e qualidade técnica que as jogadoras demonstraram nos 90 minutos de jogo. Também António Costa e a ministra Ana Catarina Mendes saúdam, através das redes sociais, o feito alcançado pelas “navegadoras”.
Marcelo Rebelo de Sousa felicita “calorosamente” a vitória da equipa lusa no Mundial de futebol e destaca a determinação e a qualidade técnica “que permitem esperar mesmo o impossível no próximo encontro”. Na nota partilhada no site da Presidência da República, Marcelo frisa que as atletas portuguesas “mostram toda a vontade de atingir esse impossível”.
“O Presidente da República felicita, calorosamente, a vitória da Equipa Feminina de Futebol sobre a Equipa do Vietname - a primeira numa fase final do Campeonato do Mundo - louvando, de novo, a determinação e a qualidade técnica, que permitem esperar mesmo o impossível no próximo encontro, a realizar a 1 de agosto. As jovens portuguesas mostram toda a vontade de atingir esse impossível”, pode ler-se.
António Costa recorreu à rede social Twitter para congratular a Seleção Nacional portuguesa pela vitória e pelo facto de as jogadoras continuarem a “fazer história”. O líder do Executivo deseja “força” às portuguesas para o próximo encontro da equipa lusa.
Ana Catarina Mendes, ministra dos Assuntos Parlamentares, também através do Twitter, destaca o dia “histórico para o desporto e para as mulheres” e refere que é um “orgulho ver estas jogadoras a abrir portas a tantas outras”.
“Navegadoras” continuam na luta pelo apuramento
A seleção portuguesa feminina, orientada por Francisco Neto, conseguiu, esta quinta-feira, a sua primeira vitória num Mundial de futebol, ao derrotar o Vietname, por 2-0, mantendo-se na luta pelo apuramento para os oitavos de final.
Em Hamilton, na Nova Zelândia, na segunda jornada do Grupo E, Telma Encarnação fez, aos sete minutos, o primeiro golo de Portugal em Mundiais, e Kika Nazareth fez o segundo, aos 21.
Com este triunfo, Portugal soma três pontos, menos um do que os campeões mundiais Estados Unidos, que defrontam a equipa das 'quinas' na última jornada, agendada para terça-feira, e do que os Países Baixos, vice-campeões, enquanto o Vietname, sem pontos, já está eliminado.