Qatar 2022

Mundial 2022: Croácia vence Brasil e garante presença nas meias-finais

A seleção croata venceu os brasileiros nos penáltis.

FABRIZIO BENSCH

Miguel Rodrigues dos Santos

SIC Notícias

A Croácia venceu, esta sexta-feira, o Brasil no desempate por grandes penalidades por 4-2, após empate (1-1) no tempo regulamentar, no Estádio Cidade da Educação (Doha), e apurou-se para as meias-finais do Mundial de futebol no Qatar.

A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio entre as duas seleções. No entanto, a equipa orientada por Tite foi mais perigosa com três remates enquadrados com a baliza croata, mas “esbarrou” sempre no guardião Dominik Livakovic.

O segundo tempo foi mais “animado”, com muito pendor ofensivo do Brasil. O guarda-redes da Croácia defendeu todos os remates dos "canarinhos" e aguentou o 0-0 até ao final do tempo regulamentar.

O primeiro golo do jogo foi marcado no prolongamento pelo Brasil. Aos 105+1 minutos, Neymar começou a jogada no meio campo da Croácia, combinou com Lucas Paquetá que devolveu a bola ao jogador do PSG na grande área adversária e Neymar com a sua qualidade técnica driblou o guarda-redes e fez o 1-0.

A Croácia chegou ao empate aos 117 minutos com um golo de Bruno Petkovic. O avançado croata que saiu do banco de suplentes na segunda parte fez o 1-1, com assistência de Mislav Orsic.

No desempate por grandes penalidades, a Croácia foi mais eficaz do que o Brasil e venceu por 4-2.

Com este resultado, o Brasil fica pelos quartos de final e a Croácia segue para as meias-finais, onde vai jogar contra os Países Baixos ou a Argentina. A partida está agendada para 13 de dezembro, terça-feira, a partir das 19:00.

A seleção croata atingiu pela terceira vez - última vez foi em 2018 - as meias-finais de um Campeonato do Mundo. Os brasileiros ficaram pelos quartos de final na 22.ª presença em Mundiais.

Este foi também o jogo de despedida de Tite do cargo de selecionador do Brasil. O treinador brasileiro já tinha anunciado que iria sair do cargo no final da campanha “canarinha” no Mundial e, esta sexta-feira, confirmou esse cenário.

Últimas