O Senegal venceu, esta terça-feira, o Equador por 2-1, no Estádio Internacional Khalifa (Doha), em jogo da terceira e última jornada do Grupo A, e apurou-se para os oitavos de final do Mundial de futebol no Qatar.
O Senegal foi a equipa mais perigosa na primeira parte e materializou a sua superioridade em golo aos 44 minutos na conversão de uma grande penalidade. Ismaila Sarr (jogador do Watford - Inglaterra) foi derrubado por Piero Hincapié (jogador do Bayer Leverkusen - Alemanha) na grande área, assumiu a cobrança do penálti e marcou o 1-0 para a seleção africana.
No segundo tempo, o Senegal continuou a ser a equipa mais forte, mas o segundo golo da partida foi marcado pelo Equador. A seleção sul-americana chegou ao empate com um golo de Moisés Caicedo (jogador do Brighton - Inglaterra) aos 67 minutos com assistência de Félix Torres (jogador do Santos Laguna - México).
Moisés Caicedo destronou o feito do compatriota Enner Valencia, que tinha marcado os seis golos da sua seleção de forma consecutiva em jogos de fases finais de Campeonatos do Mundo.
O Senegal voltou a demonstrar a sua superioridade e chegou novamente à vantagem no marcador aos 70 minutos. Kalidou Koulibaly (jogador do Chelsea - Inglaterra) aproveitou um corte falhado da defesa equatoriana num livre e fez o 2-1 final.
O Senegal atingiu os oitavos de final pela segunda vez em três presenças em Mundiais. A primeira vez que a seleção africana passou a fase de grupos foi na sua estreia numa fase final do Campeonato do Mundo, em 2002.
Já o Equador, que contou com o ex-Sporting Gonzalo Plata e o ex-Benfica Jeremy Sarmiento frente aos senegaleses, ficou-se pela fase de grupos na sua quarta presença em Mundiais.
O Senegal terminou a fase de grupos do Mundial no Qatar em segundo lugar, atrás dos Países Baixos.
Grupo A - Jornada 3
- 1.º Países Baixos - 7 pontos
- 2.º Senegal - 6 pontos
- 3.º Equador - 4 pontos
- 4.º Qatar - 0 pontos