Qatar 2022

Os símbolos do Mundial 2022: da mascote La'eeb ao logo "do infinito"

No primeiro Campeonato do Mundo de Futebol realizado num país do Médio Oriente, a influência das culturas árabe e muçulmana está bem presente nos vários símbolos que marcam o grande evento desportivo.

NOUSHAD THEKKAYIL/ EPA

Elisa Macedo

O logo, a mascote e o cartaz são os principais símbolos do Mundial do Qatar e refletem a cultura e tradições do país onde se realiza. La'eeb é uma palavra árabe que significa "jogador super habilidoso" e foi esse o nome escolhido para batizar a mascote que anima as ruas de Doha, capital do Qatar, que usou as cores da bandeira nacional para pintar o logo. De quatro em quatro anos, estes e outros símbolos renovam-se e adaptam-se a cada edição do Campeonato Mundial de Futebol.

Mascote La'eeb, entre a imagem do lenço árabe a do "fantasminha"

La'eeb foi apresentado durante o sorteio final do Campeonato do Mundo, que aconteceu a 1 de abril em Doha.

“Temos a certeza de que os fãs de todos os lugares vão adorar este personagem divertido e brincalhão. La'eeb desempenhará um papel vital ao envolver adeptos jovens e mais velhos na experiência do Mundial no Qatar”, disse Khalid Ali Al Mawlawi, vice-diretor geral de marketing da organização, na apresentação da mascote

A sua divulgação imediata nas redes sociais - Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, WhatsApp e Snapchat - com os protetores de ecrã e filtros La'eeb disponíveis para download, deu a conhecer a primeira mascote do Médio Oriente.

A La'eeb faz lembrar a "ghoutra", o lenço árabe tradicional masculino, com o "igal" ou "agal", cordão preto que leva na testa. A sua semelhança com o personagem do filme de animação, “Gasparzinho, o fantasminha”, popular na década de 1990, foi motivo de piada e ajudou também a tornar La'eeb famoso na internet, onde é até possível encontrar vídeos que ensinam a desenhar a mascote na perfeição.

Entre a imagem do lenço árabe a do "fantasminha", La'eeb é uma figura visível em vários pontos de Doha. O "jogador super habilidoso" anima as paredes de prédios, bandeiras e outros locais da capital do Qatar.

Diferente e original, é impossível encontrar semelhanças com as suas antecessoras, ou não fosse esta a primeira representante de um Mundial no Médio Oriente. Como se pode ver em Willie, Naranjito, Footix, no mais recente Zabivaka e em tantas outras, as mascotes refletem sempre alguma característica do país anfitrião do Campeonato do Mundo.

Primeiro cartaz oficial de um Mundial criado por uma mulher

O cartaz oficial, visível no portão D18 do Aeroporto Internacional de Hamad, é uma foto a preto e branco que representa uma mão a levantar a "ghoutra", como um sinal de celebração, um gesto comum na região do Golfo. Acima da mão está uma bola de futebol com as cores da bandeira do Qatar, e as palavras "2022" e "Hayya" ("Vamos lá") escritas com caligrafia árabe.

Hayya é também o nome do cartão destinado aos visitantes, que será usado como visto, ingresso para os jogos e passe gratuito para transporte. A imagem é da autoria da artista do Qatar, Bouthayna Al Muftah.

Pela primeira vez, um cartaz oficial do Mundial foi criado por uma mulher, que se inspirou na cultura do Qatar para criar a sua obra de arte. Optou pelo domínio do preto e branco, exibindo os adereços tradicionais masculinos, a “gutra” e o “agal”, o lenço e a corda usados pelos árabes para cobrir a cabeça, e que são lançados ao ar pelo adeptos quando celebram um golo.

De acordo com o Comité Organizador da edição 2022, Bouthayna Al Muftah é conhecida pela sua estética monocromática, em destaque na série de sete posters feitos para o Mundial, e que mostram outras imagens de interação entre jogador e bola.

A imagem foi feita toda a preto e branco, com exceção para a cor de vinho, a lembrar a bandeira do Qatar, na bola de futebol.

"A minha principal inspiração foi o conceito de memória coletiva. A maior parte do meu trabalho está focado em experiências passadas, memórias, relacionando-as com o presente. Quis que os meus cartazes seguissem essa linha e contassem a história da cultura do futebol no Qatar", declarou a artista, em entrevista à agência Reuters.

Já o diretor de marketing da FIFA, Jean-François Pathy, considerou que o cartaz oficial do Mundial de 2022 é um reflexo do "património artístico e futebolístico do Qatar". "Estamos muito orgulhosos dessa série de belas imagens que retratam a paixão do Qatar pelo futebol e lançam a luz sobre uma talentosa artista local", acrescentou.

Logo: "símbolo do infinito" inspirado na paisagem do deserto, no troféu e nos oito estádios do Mundial

O logo do Mundial tem as cores da bandeira do Qatar, tem a forma de um oito, que reflete o número de estádios no país, é o "símbolo do infinito" e faz lembrar a taça entregue aos campeões. A forma estilizada também pretende aludir às "dunas do deserto" e inclusive ao lenço que os homens da região usam na cabeça, de acordo com o comité organizador do Mundial.

As flores que se podem ver no logo lembram "a arte tradicional árabe" e os pontos em volta da bola, na parte superior, recordam a caligrafia árabe, assim como a linha alongada entre o 'T' e o 'A' de "Qatar 2022".

A representação do "símbolo do infinito" está ligada às relações humanas que vão ocorrer ao longo do torneio e há ainda uma característica peculiar, o logo em 3D se estiver em movimento pode revelar-se um círculo perfeito refletindo a forma do planeta Terra e da bola de futebol.

O lançamento do logo aconteceu no Dia da Independência do Qatar, 18 de dezembro, e teve imagens projetadas em edifícios e monumentos do país e em simultâneo noutros lugares do mundo.

Tradicional hino multiplica-se em vários temas alusivos ao Mundial

Embora a tradição seja a da composição de um único tema musical para hino do Mundial, a Campeonato do Qatar optou por uma banda sonora que começou a ser revelada em abril.

O primeiro tema a ser divulgado intitula-se "Hayya Hayya (Better Together)" é a música oficial do Mundial 2022, de acordo a FIFA. Interpretada por Trinidad Cardona, Davido e Aisha, com letra cantada inteiramente em inglês, apela à paixão que o futebol e a música despertam.

Trinidad é uma das estrelas em ascensão nos Estados Unidos, Davido tornou-se um dos novos ídolos do Afrobeat e Aisha é a nova sensação do Qatar. Juntos cantam este novo hino mundial com a intenção de inspirar e unir todo o planeta.

Outro dos temas é "Arhbo", interpretado por Ozuna e pelo rapper congolês francês Gims. É um tema de boas-vindas para todos os adeptos que visitam o Qatar. Na gíria local, Arhbo deriva da palavra árabe “Marhaba” e significa precisamente "bem-vindo".

“The World Is Your To Take” faz também parte da banda sonora oficial da FIFA. Interpretado pelo rapper norte-americano Lil Baby com trechos de “Everybody Wants To Rule The World”, da dupla britânica Tears for Fears. "Quando alguém ouve esta música, quero que se sinta inspirado e cheio de energia", disse o intérprete na apresentação oficial.

"Light the sky" é outra das músicas da banda sonora oficial da Campeonato do Mundo e é interpretada por quatro das cantoras mais conhecidas nos países árabes: a canadiana de origem marroquina Nora Fatehi, a marroquina Manal, Balqees e Rahma Riad, dos Emirados Árabes Unidos e do Iraque.

Como se pode ver no videoclip da música, este tema pretende destacar o papel das mulheres no Mundial. Nas imagens aparecem as seis árbitras que participam no torneio: Stéphanie Frappart, Salima Mukansanga, Yoshimi Yamashita, Neuza Back, Karen Díaz Medina e Kathryn Nesbitt.

O artista colombiano Sebastián Yatra junta-se ao cantor marroquino Nouamane Belaiachi para lançar "Ulayeh", que resulta da colaboração hispano-árabe, é mais um dos temas do torneio e acompanhará muitas das celebrações do Mundial no Qatar. Na capa do single, podem ver-se duas crianças a jogar à bola sob uma chuva de confetes.

Os estádios do Mundial como elementos da cultura da região

Oito estádios vão receber os jogos do Campeonato do Mundo de Futebol. São também símbolos do Mundial do Qatar e, em alguns casos, elementos da cultura da região: o Al-Thumana lembra o "ghoutra", o Al-Bayt as tendas beduínas, o Al-Janoub as velas dos barcos tradicionais (os dhow) e o Lusail tem as formas geométricas decorativas das lanternas artesanais, designadas por "fanar".

Localizados em cinco cidades (Doha, Lusail, Al Rayyan, Al Khor e Al Wakrah), têm capacidade para acolher entre 40.000 e 80.000 espectadores.

No vídeo em baixo, fique a conhecer os estádios que vão receber os 64 jogos do Mundial de futebol.

A contagem decrescente


O relógio para a contagem decrescente para o Mundial também se pode considerar um símbolo do Mundial do Qatar, que decorre de 20 de novembro a 18 de dezembro.

Localizado numa grande calçada na orla de Doha, afastado das principais zonas de animação da capital, tem uma vista impressionante das torres do distrito financeiro, decoradas com posters gigantes dos jogadores mais conhecidos das 32 seleções que participam no torneio.

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