A Roma, treinada pelo português José Mourinho, está na final da Liga Europa depois de ter vencido o Bayer Leverkusen na primeira mão das meias finais e de ter empatado esta quinta-feira por 0-0.
Depois da vitória por 1-0 na primeira mão da meia-final disputada em Itália, a Roma, que conta com o guarda-redes português Rui Patrício, garantiu a presença na final depois de ter empatado a zero com os alemães, em Leverkusen. A equipa italiana irá medir forças com a Juventus ou o Sevilha.
Um ano depois de levar a equipa romana à vitória na primeira edição da Liga Conferência Europa, José Mourinho vai disputar agora o jogo decisivo da Liga Europa, na sexta final europeia de clubes como treinador principal, tendo vencido as cinco anteriores.
Esta é a segunda vez na carreira que o técnico luso, de 60 anos, vai disputar finais europeias em épocas consecutivas, depois de o ter feito pela primeira vez em 2002/03 e 2003/04, então ao serviço do FC Porto.
Com esta conquista, Mourinho chegou à lista restrita de técnicos que triunfaram em três diferentes competições da UEFA, juntando-se ao italiano Giovanni Trapattoni e ao alemão Udo Lattek.
O luso conseguiu ainda ser o primeiro a vencer competições europeias ao serviço de quatro clubes diferentes, num currículo que conta com um total de 26 títulos conquistados pelos diferentes clubes que representou.
Mourinho esteve ainda em três Supertaças europeias, em 2003 pelo FC Porto, em 2013 pelo Chelsea, e em 2017 pelo Manchester United, mas nunca conseguiu levantar o troféu.
Na final da Liga Europa, que se vai disputar em Budapeste, Hungria, no dia 31 de maio, Mourinho vai tentar conquistar o segundo troféu europeu seguido ao serviço da Roma, o seu sexto no total, de modo a manter o registo 100% vitorioso em finais de competições europeias.