Número de infetados com legionella "não deve andar longe" dos 120
O diretor-geral de Saúde, Francisco George, disse hoje que o número de infetados nos hospitais da grande Lisboa "não deve andar longe" dos 120.
"Não posso confirmar o número [que está a ser avançado pela SIC], mas não deve andar longe disso", disse o diretor geral de Saúde, remetendo mais esclarecimentos para uma reunião que vai começar às 15h na Direção Geral de Saúde, em Lisboa.
O Hospital de Vila Franca Xira começou na sexta-feira a receber doentes contaminados com a bactéria 'legionella', sendo que um dos doentes faleceu.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse no sábado que foi acionado um plano de contingência para lidar com o surto de 'legionella', enquanto o Diretor geral da Saúde já havia admitido que o surto verificado "é um problema que não é habitual" dada "a magnitude e gravidade".
A bactéria 'legionella' é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.
Lusa
Relacionados
Últimas