Jogos Olímpicos

Judoca João Fernando eliminado dos Jogos Olímpicos

João Fernando, que participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, foi eliminado pelo canadiano François Gauthier Drapeau, 5.º mundial.

CAROLINE BLUMBERG/Lusa

Rita Rogado

Lusa

O judoca português João Fernando foi, esta terça-feira, eliminado dos Jogos Olímpicos 2024. Caiu na primeira ronda dos -81kg ao ser batido já no golden score.

João Fernando, 24.º no ranking mundial, defrontou o canadiano François Gauthier Drapeau, 5.º. Foi eliminado na primeira ronda dos -81kg.

No combate no tatami 1 da Arena Champ-de-Mars, a contar para os 16 avos de final, o português acabou por ceder já no golden score, prolongamento após os quatro minutos iniciais, ao sofrer um terceiro castigo (shido), com os juízes a considerarem uma pega irregular.

Aos jornalistas portugueses em Paris, admitiu que acreditava “muito” na vitória.

“Só posso garantir que dei tudo”, referiu, acrescentando que o adversário estava “ao seu alcance".

O atleta participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.

Apurado via quota continental, João Fernando tinha uma missão muito difícil, com um sorteio que o deixou no caminho do quinto classificado do ranking mundial, multi-medalhado em Grand Slams e na competição continental Pan-americana

Ainda no judo, também a portuguesa Bárbara Timo foi eliminada na primeira ronda dos -63 kg, ao perder contra a sul-coreana Jisu Kim. Perdeu por ippon, a sete segundos do final, depois de ser imobilizada (osaekomi) pela sul-coreana Kim Jisu, 16.ª do ranking mundial.

Após a derrota, a portuguesa confessou, a chorar, estar muito triste porque “trabalhou muito” para chegar aos Jogos Olímpicos. Apesar disso, a atleta sente que está “na melhor forma": “rápida, forte e confiante”.

Últimas