Incêndios em Portugal

"Só chorei uma vez na minha vida e voltei a chorar ontem": incêndio em Vinhais deixou assinatura negra na região

O incêndio em Vinhais, no distrito de Bragança, que começou na quinta-feira, está em fase de resolução. No terreno continuam meios e operacionais a realizar trabalhos de rescaldo e vigilância.

Catarina Marques

Márcia Silva Gonçalves

José Vaio

Paulo Gamito

Faltam palavras para descrever a dimensão da tristeza de quem se depara com a terra onde vive e trabalha assim reduzida a cinzas. Um desalento que se repete. Há 12 anos, outro grande incêndio tinha varrido todo o verde da paisagem. A serra mal teve tempo para se recompor e foi novamente arrasada.

Mais de 400 operacionais, meios terrestres e aéreos combateram o incêndio que deflagrou na quinta-feira na aldeia de Palas, município de Vinhais. Com o vento a atiçar as chamas, o incêndio atravessou pelo menos seis freguesias.

Viriato Gonçalves, que aqui tem casa e coração, mostra-nos o caminho que o fogo percorreu. O incêndio entrou em fase de resolução na madrugada deste sábado.

As habitações escaparam, algumas por muito pouco, mas o fogo deixou uma assinatura negra em cerca de 4.000 hectares de terreno. Os moradores procuram agora perceber como recomeçar a vida. Meios e operacionais continuam no terreno para trabalhos de rescaldo e controlo de eventuais reativações.

Últimas