Incêndios em Portugal

Ministra do Ambiente visita área afetada por incêndio no Parque Natural do Douro

A ministra do Ambiente anunciou este sábado medidas de restauro para as áreas protegidas afetadas pelos incêndios. Maria da Graça Carvalho visitou o Parque Natural do Douro Internacional, onde arderam mais de cinco mil hectares, com grande impacto ecológico.

João Faiões

João Tuna

Este é o rasto de destruição deixado pelo incêndio do passado dia 19, que destruiu mais de 12 mil hectares de mato, floresta e culturas agrícolas nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Moncorvo e Mogadouro.

Só no Parque Natural do Douro Internacional as chamas queimaram mais de cinco mil hectares de área protegida.

Foi essa devastação que a ministra do Ambiente foi constatar no terreno e ouvir quem a viveu. Essas são as ajudas imediatas à reposição do potencial produtivo agrícola. Mas, no âmbito da responsabilidade da ministra do Ambiente, estão outras medidas dirigidas às áreas protegidas que constam de uma portaria ontem publicada.

Neste momento já estão em curso as intervenções de maior urgência. Além destas intervenções de emergência, a ministra garante que já estão a preparar ações estruturais de restauro da natureza, de forma a diminuir o risco futuro. No total do país já arderam, este ano, 16.300 hectares em áreas protegidas.

Últimas