Enquanto o país ardia, Luís Montenegro sorria e acenava na Festa do Pontal, no Algarve. No dia seguinte, a morte de um ex-autarca em Vila Franca de Deão obrigava Luís Montenegro a cancelar as férias e a aparecer numa reunião da Proteção Civil.
Com moradores e autarcas do centro e norte do país a queixarem-se de descoordenação e falta de meios, o Governo foi ignorando todas as perguntas dos jornalistas.
Mais uma vez não era possível ter respostas. Só passou a ser no dia seguinte, com o Primeiro-Ministro a reaparecer na Proteção Civil para estar ao lado da Ministra da Administração Interna.
Luís Montenegro, que esteve de férias até sexta-feira passada, confia na decisão de ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
O Parlamento discute esta quarta-feira a realização de um debate de urgência com o Primeiro-Ministro e a Ministra da Administração Interna.