Foto de grupo para marcar mais uma Cimeira anual em Xangai. Mais de 20 líderes mundiais na China. Um encontro pensado para contrariar a hegemonia do Ocidente. Xi Jinping recebeu vários líderes pessoalmente, com passadeira vermelha para Vladimir Putin.
Também o primeiro-ministro indiano está de regresso à China depois de sete anos. Mas antes de aterrar, Modi falou com o presidente da Ucrânia. Falaram sobre a paz e a estabilidade no país. Putin continua sob ameaça de sanções pela guerra e Zelensky acusa-o de enganar os líderes, dizendo que Putin só quer arrastar aliados para fugir às sanções.
A Presidente da Comissão Europeia partilha da mesma opinião. Falou na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia, ao lado do primeiro-ministro polaco. Defendeu mais defesa e união. Moscovo responde com outra versão.
Enquanto os líderes falam, a guerra continua no terreno. Mais de 29 mil pessoas estão sem luz depois de ataques russos a infraestruturas elétricas em Odessa e Chernihiv. Moscovo garante ganhos militares desde março. Mais de 3.500 quilómetros quadrados e perto de 150 localidades. Mas Kiev diz que os números são exagerados e que não perdeu nenhuma cidade importante nos últimos meses.