Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky acusa Putin de atrasar encontro bilateral para prolongar guerra

Após reunir-se com o secretário-geral da NATO, o presidente ucraniano pede garantias de segurança eficazes e espera fortes sanções europeias contra Moscovo.

SIC Notícias

Volodymyr Zelensky acusa Vladimir Putin de querer impedir um encontro a dois. No rescaldo do encontro com o secretário-geral da NATO, o presidente ucraniano diz que espera fortes sanções dos aliados europeus a Moscovo.

"Os russos tentarão fazer algo diferente agora para evitar uma reunião. A questão não é apenas a reunião. A questão é que eles não querem acabar com a guerra. Uma reunião (bilateral) é um dos componentes de como acabar com a guerra. Não é tudo, é um dos componentes. E como eles não querem acabar com ela, eles vão procurar espaço para isso. E esse espaço precisa ser reduzido. Estados Unidos e Europa, unidos, reduzem esse espaço para a guerra", afirmou Zelensky.

O presidente ucraniano, que recebeu em Kiev o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, pediu garantias "como as do artigo 5.º do Tratado da NATO, que são garantias muito eficazes".

Secretário-geral da NATO promete trabalhar em garantias sólidas para acordo de paz na Ucrânia

O presidente ucraniano afirmou que ainda está por definir que países da chamada 'Coligação dos Dispostos' vão contribuir e qual o tipo de apoio, nomeadamente por terra, ar ou mar, ou fornecendo financiamento ao exército.

Zelensky afirmou que ainda está por definir que países da chamada 'Coligação dos Dispostos' vão contribuir e qual o tipo de apoio, nomeadamente por terra, ar ou mar, ou fornecendo financiamento ao exército.

Com Agências

Últimas