Guerra Rússia-Ucrânia

Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da NATO reúnem-se quarta-feira por videoconferência

Nos próximos dias, está prevista uma série de reuniões a diversos níveis e formatos para debater as garantias de segurança possíveis para a Ucrânia. Estas conversações aceleraram fortemente desde a cimeira entre Putin e Trump.

Olivier Matthys / AP

SIC Notícias

Os chefes de Estado-Maior das Forças Armadas dos países membros da NATO vão reunir-se na quarta-feira por videoconferência para debater o conflito na Ucrânia e o "progresso dos esforços diplomáticos", anunciou esta terça-feira a Aliança Atlântica.

Estão em curso negociações importantes entre os aliados de Kiev para determinar que tipo de garantias de segurança poderá a NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental) oferecer à Ucrânia no caso de um acordo de paz com Moscovo, a fim de evitar qualquer novo ataque russo ao país.

Estas conversações aceleraram fortemente desde a cimeira de 15 de agosto entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o homólogo russo, Vladimir Putin, à qual se seguiu, na segunda-feira, uma reunião na Casa Branca entre Donald Trump, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e alguns líderes europeus.

Nos próximos dias, está prevista uma série de reuniões a diversos níveis e formatos para debater as garantias de segurança possíveis.

"Amanhã [quarta-feira], por videoconferência, vou organizar uma reunião dos chefes de Estado-Maior das 32 nações aliadas", afirmou esta terça-feira o almirante Giuseppe Cavo Dragone, que preside ao Comité Militar da NATO, na rede social X.

Esta terça-feira, a "coligação dos voluntários" - cerca de 30 países, sobretudo europeus - reuniu-se para debater as mesmas questões.

Com Lusa

Últimas