Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia finaliza acordo para venda de drones aos EUA: "Realinhamento entre Zelensky e Trump é necessário"

No habitual explicador do Jornal do Dia, Manuel Poêjo Torres analisa os últimos desenvolvimentos relacionados com a guerra na Ucrânia. O Presidente ucraniano debateu com o homólogo norte-americano novas sanções à Rússia e a cooperação militar entre Washington e Kiev. A conversa aconteceu a poucos dias do fim do prazo do ultimato lançado por Donald Trump à Rússia para alcançar um cessar-fogo.

O Presidente ucraniano disse que a conversa telefónica desta terça-feira com Donald Trump foi produtiva, falaram sobre sanções à Rússia e um possível acordo para a produção de drones. Uma conversa que pode ter resultados, porque estamos numa fase que pode ser decisiva. Manuel Poêjo Torres admite que, nas próximas horas, possa haver uma luz ao fundo do túnel no sentido de chegar a um acordo para a paz na Ucrânia. Ucr^

"Temos que pensar que este realinhamento entre Zelensky e Trump é necessário. O que é também interessante é constatar o que está em cima da mesa das negociações.
Nós já falámos sobre o famoso acordo de exploração de minérios dos EUA na Ucrânia, mas a Ucrânia agora vai buscar dinheiro aos EUA através da venda de drones de última geração. O tal mega-acordo que estava em negociação e que ainda não sabemos se foi fechado. O que sabemos é que foi preparado e finalizado por parte da Ucrânia.
Trata-se de drones que vão acabar por oferecer aos Estados Unidos uma componente barata, económica e no estado da arte, aquilo que é a utilização de drones por parte do Exército (...) Os EUA estão extraordinariamente bem servidos dos seus sistemas, mas há falta de drones de interseção de uso por parte da infantaria", explica o comentador da SIC.

Este é uma das questões em destaque na análise à atualidade internacional no habitual explicador do Jornal do Dia, esta quarta-feira com o comentador Manuel Poêjo Torres.

Últimas