Donald Trump mudou novamente ideias e deu apenas agora 12 dias a Putin para acabar com a guerra na Ucrânia. Na Escócia, Trump disse que encolheu este prazo de 50 dias que tinha dado porque não vê nenhuma iniciativa do Kremlin para alcançar a paz. Trump avisa que se Putin ignorar este ultimato, haverá fortes sanções norte-americanas à Rússia e também aos países que comprem exportações russas.
"A Rússia, desde que começou a sua operação e desde que foi alvo de múltiplas campanhas de sanções - 18 pacotes de sanções por parte da União Europeia -, teve sempre a mesma dialética, teve sempre o mesmo discurso. Tenta vender à opinião pública russa de que a Rússia está imune a pressões internacionais, a Rússia tem uma economia fortíssima, resiliente e coesa e que não se irá incapacitar com base naquilo que são as sanções do Ocidente".
"Tudo isso não passa de retórica e tudo isso é falso. Porque sabemos agora que, pela primeira vez, desde a invasão da Rússia à Ucrânia, a economia russa contraiu 10%"
Este é um dos temas abordados no habitual explicador do Jornal do Dia, por volta das 13:45.