A capa desta semana da revista satírica francesa Charlie Hebdo faz alusão ao acidente do Elevador da Glória, em Lisboa. No cartoon, vê-se o elevador a descarrilar e lá dentro estão membros do governo e da cena política francesa.
O Presidente, Emmanuel Macron, a líder da extrema-direita ,Marine Le Pen, o presidente do Senado, Gérard Larcher, o ministro do Interior, Bruno Retailleau, e o fundador do partido de esquerda radical França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, são as figuras retratadas.
A acompanhar a imagem, lê-se, sob fundo vermelho, as palavras “Vamos desbloquear tudo!”.
Trata-se de uma referência ao movimento "Vamos bloquear tudo", que está a mobilizar milhares de pessoas para as ruas, em manifestações, após a queda do governo francês, na passada segunda-feira.
Na sequência do chumbo da moção de confiança apresentada pelo governo no parlamento, o primeiro-ministro François Bayrou apresentou a demissão. O presidente Emannuel Macron rejeitou a hipótese de marcar eleições antecipadas e preferiu nomear de imediato um novo primeiro-ministro. Sébastien Lecornu, até aqui ministro da Defesa, foi o nome escolhido para suceder no cargo.