Os negociadores dos EUA e da Rússia tinham acabado de chegar ao local do encontro, mas já havia sinais de otimismo com o porta-voz do Kremlin a dizer que o país estava “de acordo em relação a um cessar-fogo”.
A partir de Moscovo, o Governo de Vladimir Putin deixava ainda outra garantia. Está disponível para reativar o acordo para a exportação de cereais da Ucrânia que abandonou há quase dois anos.
“Uma boa parte das obrigações para com o nosso país não foram cumpridas da última vez. Por isso, esse assunto também estará na ordem do dia de hoje”, afirma Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin
Encontro na Arábia Saudita
A reunião desta segunda-feira em Riade acontece depois das delegações dos EUA e da Ucrânia terem no domingo debatido na mesma cidade saudita a eventual implementação de um cessar-fogo de 30 dias.
“Mas independentemente do que discutirmos agora com os nossos parceiros, temos de conseguir que Putin dê uma ordem efetiva para apoiar os ataques. Quem procurou esta guerra tem de a parar”, diz Zelensky.
O regime de Vladimir Putin responde que está a respeitar a suspensão dos ataques à rede energética da Ucrânia, que acordou há uma semana com os EUA, mas admite estar longe de baixar as armas.
Este domingo lançou uma ofensiva com drones que provocou a morte a uma criança de cinco anos na região de Kiev. Estará ainda por trás do ataque informático de larga escala que nas últimas horas atingiu a rede ferroviária da Ucrânia.