Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia já analisou proposta do primeiro-ministro da Hungria para um cessar-fogo

Viktor Orbán deslocou-se à Ucrânia, na terça-feira, para apresentar uma proposta de paz a Zelensky e para discutir um possível acordo bilateral entre as duas nações.

SIC Notícias

Iryna Shev

A Ucrânia já analisou o apelo de cessar-fogo feito pelo primeiro-ministro da Hungria durante a sua visita a Kiev. O gabinete de Zelensky agradece, mas diz que tem uma proposta própria para pôr fim à guerra com a Rússia.

A correspondente da SIC na Ucrânia, Iryna Shev, relata que o acordo para um cessar-fogo proposto pelo chefe do Executivo húngaro já foi analisado pelos especialistas do Instituto para o Estudo da Guerra, que garantem que Orbán foi à Ucrânia "para fazer de si um pacificador a nível internacional".

Os especialistas entendem que a proposta de acordo não vai conduzir ao final do conflito, mas sim facilitar que a Rússia se reforce a nível militar com vista a conquistar mais territórios ucranianos.

A jornalista revela ainda que o gabinete de Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, escutou e agradeceu a proposta de Orbán, mas indicou que Kiev já idealizou o seu plano para atingir a paz, tendo, inclusive, realizado no mês passado uma cimeira com esse propósito.

Em conferência de imprensa, na terça-feira, Zelensky agradeceu a visita do Presidente húngaro e valorizou o facto de a Ucrânia ter sido o primeiro destino de Orbán depois de a Hungria ter assumido a presidência rotativa do conselho da União Europeia, no dia 1 de julho. Garantiu ainda que as duas nações estão a trabalhar no sentido de estabelecerem um acordo bilateral.

Últimas