Na Ucrânia, as temperaturas já estão negativas e há receio de mais um inverno difícil tanto para as tropas no terreno como para a população civil, que poderão ficar sem eletricidade e aquecimento durante estes meses.
A correspondente da SIC, Iryna Shev, relata o receio dos ucranianos que estão a enfrentar pelo segundo ano consecutivo um inverno rigoroso em plena guerra com a Rússia.
"Teme-se não só um inverno difícil para as tropas no terreno, como também para a população civil. As forças russas têm atacado o território ucraniano praticamente todas as noites. Receia-se que os russos venham atacar as infraestruturas civis energéticas da Ucrânia, tal como fizeram no ano passado. Milhares de ucranianos passaram os longos meses do inverno com problemas no acesso à eletricidade e aquecimento. Há receio que este inverno seja tão ou ainda mais difícil que no ano passado", referiu.
As áreas residenciais nas cidades ucranianas são aquecidas centralmente por unidades que trabalham a gás natural. Caso sejam visadas por ataques, o abastecimento é comprometido.