Guerra Rússia-Ucrânia

Comandante da frota do Mar Negro terá morrido em ataque ucraniano

A Ucrânia intensificou nas últimas semanas ataques com drones à Crimeia, reivindicando a destruição de sistemas de defesa antiaérea, um estaleiro naval e dois navios.

Miguel Franco de Andrade

A península ocupada da Crimeia voltou a ser bombardeada pelas forças ucranianas, mas Moscovo desvalorizou o ataque, que terá atingido o comando da frota russa no Mar Negro. O ataque terá ocorrido esta sexta feira, em plena luz do dia em Sebastopol.

Vários vídeos amadores capturaram o momento em que pelo menos dois mísseis, aparentemente fornecidos à Ucrânia pelo Reino Unido e França, atingiram os russos.

As imagens de satélite confirmam o ataque que a Rússia tentou desvalorizar, mas Moscovo admitiu a morte de um soldado. Já a Ucrânia garante ter provocado 10 baixas militares, entre as quais 2 generais.

A Crimeia ocupada como alvo dos ataques da Ucrânia acontece no momento em que Volodymyr Zelensky já abandonou o continente americano, mas não sem aparentemente ter conseguido garantir o fornecimento de mísseis de longo alcance por parte de Washington.

Últimas