O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, continua a sua viagem pela América do Norte com uma visita esta sexta-feira ao Canadá, que tem uma grande diáspora ucraniana e apoia a Ucrânia desde o início da invasão russa.
No final da noite de quinta-feira, Zelensky chegou à capital Ottawa, vindo dos Estados Unidos, onde foi recebido pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, que lhe garantiu o “apoio inabalável” do Canadá no conflito contra a Rússia.
Volodymyr Zelensky, acompanhado pelo seu Ministro da Defesa, Rustem Umerov, deverá encontrar-se com a Governadora Geral do Canadá, Mary Simon, e fazer um discurso no Parlamento canadiano.
Com Justin Trudeau, deverá depois visitar Toronto onde os dois chefes de Estado se encontrarão com líderes empresariais e membros da comunidade canadiana-ucraniana.
“O povo ucraniano é a ponta de lança que, neste momento, determina o futuro do século XXI”, disse o primeiro-ministro Trudeau em comunicado na noite de quinta-feira.
Garantiu que o Canadá permanecerá ao lado da Ucrânia “enquanto for necessário” e que continuará a fornecer “apoio inabalável ao povo ucraniano que luta pela sua soberania e democracia”.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em Fevereiro de 2022, o Canadá deu mais de 8,9 mil milhões de dólares em apoio à Ucrânia através de uma vasta gama de medidas, incluindo 4,95 mil milhões de dólares em apoio financeiro direto e mais de 1,8 mil milhões de dólares em ajuda militar.
Ottawa também treinou mais de 36 mil soldados ucranianos e forneceu ajuda militar que inclui oito tanques de batalha principais Leopard 2, um veículo blindado de recuperação, 39 veículos blindados, armas antitanque, drones e equipamentos de comunicação por satélite.
O Canadá, o último país do G7 a ser visitado pelo líder, tem a segunda maior diáspora ucraniana do mundo, depois da Rússia, com cerca de 1,4 milhões de pessoas de origem ucraniana no seu território.
Esta é a primeira visita oficial do Presidente ucraniano ao Canadá desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022. Em março, Zelensky dirigiu-se aos deputados canadianos por videoconferência.
“Esta visita ocorre num momento crucial, enquanto os soldados ucranianos defendem corajosamente o seu país e a liberdade na Europa”, disse a presidente do Congresso Ucraniano-Canadiano, Alexandra Chyczij, em comunicado.
“A Ucrânia vai vencer, mas a Ucrânia precisa da nossa ajuda. Esta é uma oportunidade histórica para o Canadá apoiar a vitória da Ucrânia.”
Biden anuncia 305 milhões de euros em ajuda à Ucrânia
Na quinta-feira, o Presidente Zelensky, em visita a Washington, agradeceu ao Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela ajuda americana prestada e apelou para que este apoio continue mesmo depois de um ano e meio de conflito.
Joe Biden, por sua vez, detalhou na quinta-feira uma nova ajuda militar de 325 milhões de dólares, sem, no entanto, os mísseis táticos de longo alcance em que Kiev insiste.
Biden garantiu também o envio de tanques Abrams, que deverão chegar à Ucrânia “na próxima semana”.
Com AFP