Guerra Rússia-Ucrânia

Lavrov acusa EUA e aliados de tentarem travar a China e isolar a Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que a estratégia do Indo-Pacífico "faz parte de um processo global de expansão da NATO liderado por Washington".

SIC Notícias

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusa os Estados Unidos e os aliados de tentarem travar a China e isolar a Rússia no Indo-Pacífico. Sergei Lavrov falou aos jornalistas depois de ter participado na cimeira da Ásia Oriental, no Bangladesh.

“Se analisarmos o que os Estados Unidos e os seus aliados estão a fazer para promover os seus interesses através da chamada estratégia do Indo-Pacífico, entenderemos que um dos seus principais objetivos é dissuadir a China e isolar a Rússia na região”, afiram Lavrov, acrescentando que “tudo isso faz parte de um processo global de expansão da NATO liderado por Washington”.

O chefe da diplomacia russa elogia o Bangladesh por se “guiarem exclusivamente pelos seus interesses nacionais na sua política externa”, mesmo apesar da “pressão sem precedentes, exercida sobre todos os países pelos EUA e seus aliados quanto à denominada ‘questão ucraniana”.

Relacionados
Últimas