Um navio de guerra russo disparou contra um cargueiro no Mar Negro. Foi a primeira vez que Moscovo disparou contra navios no Mar Negro, desde o início da guerra.
A Rússia diz que a embarcação com bandeira do Palau não respondeu às comunicações e que, por isso, disparou tiros de aviso.
É a primeira vez que as forças de Moscovo disparam contra navios no Mar Negro.
Em comunicado, o Ministério russo confirma ainda que recorreu a um helicóptero para fazer a inspeção a bordo. E permitiu que a embarcação seguisse viagem, rumo ao porto ucraniano de Izmail, no porto de Odessa.
Mar repleto de minas
Pela primeira vez desde o início da guerra, algumas das praias da cidade costeira de Odessa reabriram oficialmente ao público. Mas num mar repleto de minas marítimas, teve de ser colocada uma rede anti-minas para proteger os banhistas que também estão proibidos de tomar banho durante alertas de ataques aéreos.
Antes da invasão militar russa, a histórica cidade do sul da Ucrânia, banhada pelo Mar Negro, eram um dos destinos de férias mais populares entre ucranianos e russos.
Ucrânia tenta atacar porto do Mar Negro?
O Ministério da Defesa da Rússia disse ter frustrado, há cerca de 10 dias, um ataque noturno com drones marítimos à base naval da cidade de Novorossiysk, onde se situa um dos principais portos russos do Mar Negro.
Por esses dias, as autoridades russas deram conta de várias tentativas de ataques a navios civis e navais na zona do Mar Negro.