Guerra Rússia-Ucrânia

Contraofensiva ucraniana em quatro frentes

Pela primeira vez, Zelensky confirmou que está mesmo em marcha uma contraofensiva ucraniana. Segundo o Instituto para o Estudo da Guerra esta a ser conduzida em pelo menos quatro frentes.

SIC Notícias

As imagens divulgadas por uma brigada ucraniana garantem mostrar os avanços das forças fiéis a Kiev, perto de Bakhmut.

Segundo o Instituto para o Estudo da Guerra, na região que é há meses palco de intensos combates, está uma das quatro linhas da frente da contraofensiva ucraniana que, pela primeira vez, Zelensky deu a entender estar em marcha.

No entanto, Moscovo diz que as tentativas das forças ucranianas têm sido mal sucedidas e assegura que está a repelir vários ataques. Nas últimas horas dá conta de ter destruído uma coluna de veículos blindados ucranianos na região de Zaporizhzhia.

Kremlin já disse que neste momento não há condições para qualquer diálogo com Kiev.

Ao longo dos meses que a guerra já dura, a Ucrânia conseguiu ser bem-sucedida em pelo menos duas contraofensivas e reconquistar uma parte significativa da da região de Kharkiv e também na cidade de Kherson, durante meses ocupada pelas tropas russas e onde agora, os ucranianos que resistiram, voltam a enfrentar um novo pesadelo.

Tanto nas zonas controladas por Kiev, como nas controladas por Moscovo, prosseguem as operações de resgate e apoio às populações afetadas, depois da destruição da barragem.

O colapso da barragem de que Kiev e Moscovo se culpam mutuamente, interrompeu a principal fonte de abastecimento de água potável na região onde as autoridades temem uma crise sanitária sem precedentes.

A situação é ainda especialmente preocupante no que diz respeito à central nuclear de Zaporizhia, já que o nível da água do reservatório necessário para a refrigerar desceu drasticamente.

Últimas