Guerra Rússia-Ucrânia

Suécia vai enviar 10 tanques Leopard para a Ucrânia

A Suécia conta enviar para a Ucrânia carros de combate Leopard 2 A5, idênticos aos utilizados pela Alemanha, e os sistemas de defesa antiaérea IRIS-T e HAWK.

O primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson (à direita) e o ministro da Defesa sueco Pal Jonson (à esquerda) anunciam o envio de tanques Leopard para a Ucrânia.
TT NEWS AGENCY

Lusa

O Governo sueco anunciou esta sexta-feira que vai enviar para Kiev "cerca de 10 tanques" 'Leopard', bem como sistemas de defesa antiaérea, no dia em que o mundo assinala o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.

O país escandinavo conta enviar para a Ucrânia carros de combate 'Leopard 2A5', idênticos aos utilizados pela Alemanha, e os sistemas de defesa antiaérea 'IRIS-T' e 'HAWK', precisaram o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristerssen, e o ministro da Defesa, Pal Jonson, numa conferência de imprensa conjunta em Estocolmo.

Segundo Jonson, os veículos blindados serão enviados no quadro da coordenação alemã.

A promessa sueca surge um dia depois de a vizinha Finlândia ter anunciado que vai enviar três dos seus tanques 'Leopard'.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, também exortou esta sexta-feira os aliados a enviarem os tanques prometidos a Kiev, depois de muito hesitar em permitir que os blindados alemães fossem enviados para a Ucrânia.

Em janeiro, a Alemanha finalmente cedeu e anunciou o envio de 14 'Leopard', a fim de reunir dois batalhões desses veículos de combate para a Ucrânia.

A Polónia também anunciou esta sexta-feira que quatro dos seus tanques 'Leopard 2' já chegaram ao território ucraniano e que o país enviaria mais "dentro de alguns dias".

Últimas