Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia afirma que abateu balões russos que sobrevoavam Kiev

Os seis balões fizeram disparar as sirenes na capital e foram, na sua maioria, abatidos. Os destroços vão ser analisados, mas Kiev assegura que o intuito da Rússia era identificar a defesa antiaérea ucraniana.

Felipe Dana

SIC Notícias

Esta quarta-feira a Ucrânia afirmou que detetou seis balões de espionagem russos a sobrevoar a capital para identificar os sistemas de defesa antiaéra. A maioria foi abatida.

"Segundo informações preliminares, meia dúzia de objetos aéreos foram detetados no espaço aéreo de Kiev (...). Tratava-se de balões que se deslocam sob a influência do vento", disse a administração militar regional da capital ucraniana à AFP.

O porta-voz da força área ucraniana afirmou que os balões fizeram soar as sirenes de ataque aéreo, o que geralmente acontece quando mísseis se aproximam. Porém, desta vez, não foram mísseis, mas seis balões de espionagem oriundos da Rússia, segundo Kiev.

A maioria dos seis balões detetados foram abatidos.

“É possível que estes objetos carregassem sistemas refletores e algum equipamento de espionagem”, acrescentou a mesma fonte.

A administração militar de Kiev acredita que o objetivo da Rússia seria identificar e esgotar os sistemas de defesa antiaérea. As autoridades vão recolher os destroços dos objetos destruídos para analisá-los, precisou a administração militar regional de Kiev.

O caso acontece depois de os Estados Unidos anunciarem que detetaram um balão de espionagem chinês em espaço aéreo norte-americano. Pelo menos quatro objetos aéreos não identificados foram encontrados nos últimos dias, nos Estados Unidos e no Canadá.

Rússia continua a avançar

Os mercenários do grupo russo Wagner asseguraram este domingo que tomaram uma nova localidade nas imediações do bastião ucraniano de Bakhmut, na região oriental de Donetsk.

O grupo Wagner foi criado por um homem de confiança do Presidente Vladimir Putin e dedica-se a combater em conflitos nos quais a Rússia é parte interessada.

Últimas