A Alemanha confirmou esta quarta-feira que vai enviar tanques Leopard para a Ucrânia e autorizar outros países a fazê-lo, depois de várias semanas a ser pressionada pelo Presidente Zelensky, a NATO e os aliados. Mas para além da Alemanha, também os Estados Unidos e outros aliados, como Portugal, têm planos para enviar os carros de combate.
Portugal ter-se-á comprometido com a entrega de alguns tanques Leopard 2, segundo avançou Zelensky, mas o número de tanques ainda não foi confirmado pelo Governo português, que estaria à espera da autorização da Alemanha.
Estados Unidos da América
Citados pela agência Reuters, oficiais norte-americanos revelaram que Washington está prestes a enviar dezenas de tanques M1 Abrams, revertendo assim a sua posição anterior.
Este tipo de tanque, o principal carro de combate do exército norte-americano, tem um canhão de cano liso de 120 mm.
Alemanha
A Alemanha confirmou esta quarta-feira que vai enviar 14 tanques Leopard 2 para ajudar as forças ucranianas. Além disto, Berlim autorizou também o envio destes blindados por parte de outros países.
Dos mais usados no Ocidente, estes blindados são de fabrico alemão e, assim com os M1 Abrams, têm um canhão de caso liso.
Reino Unido
O Governo britânico anunciou a 14 de janeiro que ia enviar 14 tanques Challenger 2, que possuem um canhão de 120 mm.
Este carro de combate, usado pelo exército britânico, é construído por uma empresa britânica, que anunciou o blindado como “o mais confiável”.
Polónia
A Polónia já tinha adiantado que estava pronta para enviar 14 dos seus tanques Leopard 2, estando apenas à espera da autorização alemã, que foi garantida esta semana.
Na terça-feira, Varsóvia enviou oficialmente o pedido de autorização. A Alemanha confirmou esta quarta-feira que ia permitir outros países enviarem os tanques para a Ucrânia.
Espanha
Após a autorização da Alemanha, Madrid anunciou esta quarta-feira que pode enviar tanques Leopard 2 para a Ucrânia. O anúncio foi feito pela ministra da Defesa, Margarita Robles, que adiantou que Espanha ia agir em coordenação com os aliados do ocidente.
Países Baixos
Também os Países Baixos estão preparados para entregar tanques a Kiev, se necessário, confirmou o primeiro-ministro Mark Rutte. "Se ajudar uma contribuição dos Países Baixos, estamos preparados para fazê-lo."
Noruega
Segundo os meios de comunicação do país, o Governo norueguês está a considerar se vai ou não enviar alguns dos seus tanques Leopard 2.
Finlândia
O Governo finlandês confirmou que podia enviar um “pequeno número” de tanques Leopard 2 caso um grupo mais amplo de nações europeias também o fizesse.
Outros blindados
Para além dos tanques pesados, outros países europeus anunciaram também o envio de outros veículos blindados com tanques de infantaria ou de reconhecimento, como França e Suécia.
O ministério da Defesa francês discutiu com a Ucrânia a entrega de veículos de combate blindados. As discussões incluíam o prazo da entrega e o treino de soldados ucranianos para o equipamento.
Designados em francês de "tanques ligeiros", os AMX-10 RC possuem um canhão de 105 mm e duas metralhadoras.
A Suécia vai enviar para Kiev 50 blindados de combate CV-90. Com um canhão automático de 40 mm, estes são um dos veículos de combate de infantaria do Exército sueco.
Os tanques Leopard 2 são os mais eficazes do mundo e estão em vários países da aliança atlântica, incluindo Portugal.
O envio surge após a insistência da Ucrânia, que tem receio que as semanas de inverno sejam usadas pelas forças russas para um reforço militar e uma nova ofensiva de larga escala.