Guerra Rússia-Ucrânia

Alemanha confirma envio de tanques Leopard 2 à Ucrânia

O Governo alemão vai também autorizar outros países a enviarem este tipo de blindados para o território ucraniano.

SIC Notícias

A Alemanha confirma que vai enviar 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia. Além disso, o Governo alemão irá também aprovar o envio destes blindados por outros países.

O Chanceler Olaf Scholz explica que a decisão da Alemanha se prende com um “ato coordenado” com os países aliados. “Esta decisão segue o conhecido apoio à Ucrânia na melhor das nossas possibilidades”, acrescenta.

O objetivo será providenciar às forças ucranianas dois batalhões, o que representa um total de 88 tanques Leopard 2. Será também ser realizado brevemente sessões de treino para os militares ucranianos, de forma a que possam operar estes carros de combate.

Há semanas que a Alemanha é pressionada pelos aliados, principalmente pela Polónia, que só precisa da luz verde para avançar com a entrega dos tanques. Os Leopard 2 são dos mais avançados do mundo, mas, como são de fabrico alemão, só podem ser enviados com a aprovação de Berlim

Ucrânia diz que envio de tanques “é um primeiro passo”

A Ucrânia saudou a decisão alemã de enviar tanques Leopard 2 para o conflito.

"O primeiro passo foi dado. A Ucrânia precisa de muitos Leopard", disse Andrej Zermak, chefe do gabinete do Presidente Volodymyr Zelensky, na rede social Telegram

A Polónia foi um dos primeiros países a reagir ao anúncio. O primeiro-ministro polaco agradeceu diretamente ao Chanceler alemão, Olaf Scholz: “A decisão de enviar os Leopard 2 à Ucrânia é um grande passo para o objetivo de travar a Rússia. Somos mais fortes juntos”, publicou Mateusz Morawiecki no Twitter.

Também a Presidência de França elogiou a decisão alemã de enviar blindados para a Ucrânia: “A França agradece a decisão da Alemanha, que se estende e amplifica o apoio providenciado com a entrega de AMX10 RC”, pode ler-se num comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, felicitou também a “boa decisão” da Alemanha. No Twitter, escreveu que, juntamente com os Challenger 2 (prometidos por Londres) “fortalecerão a capacidade defensiva da Ucrânia”.

“Juntos, iremos acelerar os nossos esforços para garantir que a Ucrânia vence esta guerra e alcance uma paz duradoura”, acrescenta.

Que países vão enviar tanques para a Ucrânia?

Além da Alemanha, que já anunciou o envio de 14 tanques, também outros países já anunciaram intenção de enviar carros blindados.

A Polónia anunciou a intenção de enviar mais 14 carros de combate, tendo sido o primeiro país a avançar com um pedido oficial junto do Governo alemão para autorizar o envio. A Finlândia já admitiu também poderá enviar um “pequeno número” deste tipo de tanques.

A Noruega está a ponderar se irá enviar ou não enviar os tanques Leopard 2, avançam os meios de comunicação local. Espanha e os Países Baixos também mostraram disponibilidade para participar nesta forma de apoio à Ucrânia.

O Reino Unido anunciou em janeiro que irá enviar um esquadrão de blindados Challenger 2, enquanto França está a considerar enviar tanques Leclerc. Os Estados Unidos vão enviar dezenas de tanques M1 Abrams.

Últimas