Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia terá eliminado 400 tropas russas nas últimas 24 horas

Kiev dá igualmente conta de mais ataques russos em diversas regiões.

SIC Notícias

A Ucrânia garante que só nas ultimas 24 horas eliminou 400 tropas russas, mas também dá conta de mais ataques em várias regiões, incluindo Zaporijia, onde terão sido atingidas instalações e infraestruturas industriais e de energia.

A confirmar-se, os ataques ocorrem poucas horas depois de Vladimir Putin ter garantido que não haveria, para já, necessidade de novos grandes ataques em território ucraniano.

"No imediato, não há necessidade de ataques massivos. Atualmente, existem outros objetivos. De momento. Depois veremos", declarou Vladimir Putin em conferência de imprensa após uma cimeira regional no Cazaquistão, assegurando ainda que não tem por objetivo "destruir a Ucrânia".

Esta sexta-feira, o Governo dos Estados Unidos anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, no valor de 725 milhões de dólares.

De acordo com autoridades norte-americanas, não existem novas armas importantes neste pacote de ajuda, mas este visa em grande parte reabastecer milhares de cartuchos de munição para os sistemas de armas que a Ucrânia está a utilizar com sucesso na sua contraofensiva contra a Rússia.

O novo pacote inclui munições para os sistemas avançados de foguetes de alta mobilidade, conhecidos como HIMARS, uma arma crítica que melhorou a capacidade da Ucrânia em atacar depósitos de munições, pontes e outros alvos importantes que corroem a capacidade da Rússia de reabastecer as suas tropas.

Últimas