Guerra Rússia-Ucrânia

Lavrov abandona cimeira do G20 a meio e acusa países de "russofobia"

Reunião acontece em Bali, na Indonésia, e junta as 20 maiores economias do mundo.

SIC Notícias

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo abandonou a cimeira do G20 mais cedo. Sergei Lavrov diz que se passou mais tempo a falar sobre a Rússia do que a discutir os problemas económicos que o mundo enfrenta.

Está a decorrer em Bali, na Indonésia, a cimeira dos G20, que reúne os países com as 20 maiores economias do mundo. Esta reunião ficou marcada pela presença russa, nomeadamente do ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, que marcou presença, mas não por muito tempo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo abandonou os trabalhos a meio e acusou os restantes países de russofobia. Lavrov afirmou que as restantes nações "deveriam estar focadas em resolver os problemas económicos e financeiros globais".

A ministra dos Negócios estrangeiros alemã reagiu ao sucedido e garantiu que a Rússia não mostrou qualquer interesse em abordar o tem da guerra na Ucrânia. Annalena Baerbock disse ainda que a China, apesar de não aplicar sanções à Rússia, também vê esta guerra como prejudicial para o globo. A ministra rematou, afirmando que é responsabilidade das Nações Unidas ter um papel decisivo na situação que o mundo atravessa.

Últimas