A presidente da Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira em Lugano a criação de uma plataforma para ajudar a coordenar a reconstrução da Ucrânia.
“O objetivo do Kremelin é a destruição militar, política e económica da Ucrânia. Querem pôr em causa a própria existência da Ucrânia enquanto Estado. Não podemos, nem nunca iremos permitir que tal aconteça”, começou por dizer a presidente da Comissão Europeia.
Ursula Von der Leyen afirmou ainda que, desde o início da Guerra, todos se mobilizaram para ajudar a Ucrânia, tendo a União Europeia mobilizado cerca de 6,2 mil milhões de euros em ajuda financeira.
Além de relembrar que será necessário aumentar essa ajuda, Von der Leyen anunciou ainda a criação de uma plataforma de reconstrução para ajudar a Ucrânia.
“A Comissão Europeia propôs ao Governo da Ucrânia a criação de uma plataforma de reconstrução para aferir as necessidades de investimento, coordenar as ações a realizar, canalizar os recursos e, claro, apoiar uma agenda reformista ambiciosa”, disse.