Guerra Rússia-Ucrânia

Putin quer união com África e países africanos pedem que setor alimentar fique de fora das sanções contra a Rússia

Apesar de o Kremlin ter garantido, Putin não abordou a crise dos cereais, tema central do encontro com o presidente da União Africana.

O Chefe de Estado do Senegal e presidente em exercício da União Africana deslocou-se à Rússia para reunir com Vladimir Putin.

Macky Sall disse ao Presidente russo que África está a ser vítima do conflito na Ucrânia. Num encontro que decorreu no sul da Rússia, pediu que o setor alimentar ficasse de fora das sanções impostas.

Esta visita “faz parte dos esforços da atual presidência da União para contribuir para a pausa na guerra na Ucrânia, e para a libertação de ‘stocks’ de cereais e fertilizantes, cujo bloqueio afeta particularmente os países africanos”, segundo uma nota divulgada pelo gabinete de Macky Sall.

Na receção ao Presidente do Senegal, Putin deixou claro que quer uma união com África e prometeu continuar a desenvolver relações diplomáticas. No entanto, e apesar de o Kremlin ter garantido que o ia fazer, o Presidente russo acabou por não abordar a crise dos cereais.

O Presidente russo vai também explicar a crise dos cereais aos líderes da União Africana, numa cimeira em Sochi, na estância russa do Mar Negro, anunciou o Kremnlin.

Vladimir Putin vai dar “uma explicação completa sobre os cereais ucranianos”, garantiu o porta-voz de Moscovo, Dmitri Peskov.

Na visita, que decorre na sequência de um convite de Putin, Macky Sall estará acompanhado pelo presidente da Comissão da União Africana, acrescentou.

Saiba mais

Últimas