A SIC visitou algumas aldeias reconquistadas aos russos nos arredores de Kharkiv. Os enviados da SIC encontraram um cenário de horror com valas comuns e comunidades arrasadas que fazem lembrar as descobertas macabras nos arredores de Kiev.
Alertamos para a violência de algumas imagens.
“São 360 graus de destruição”, é assim que o repórter da SIC, Rui Caria, descreve o cenário que encontra ao visitar algumas aldeias nos arredores de Kharkiv, nomeadamente Olkhivka. Completamente desertas e destruídas, não há vida que tenha resistido à guerra.
Os pedaços de mísseis que ainda se encontram nas estradas contam uma pequena parte da história, mas são os relatos de quem ficou para trás que revelam o verdadeiro cenário de horror.
“Há pessoas desesperadas à procura dos familiares. Contam-nos que os russos lhes pediram para entrar em autocarros porque iam pulverizar a aldeia”, revela o repórter.
Os que entraram nos autocarros terão sido levados para a Rússia. Os que ficaram e fugiram das aldeias, regressam agora a um local onde já não há uma casa de pé. Pelo caminho, deparam-se com valas comuns e com o que sobrou da guerra.
Saiba mais
- SIC na Ucrânia: “Estão a ser conduzidas operações de bombardeamento muito intenso” em Azovstal
- SIC na Ucrânia: organizações distribuem comida, roupa e produtos de higiene em Zaporíjia
- SIC na Ucrânia: a vida numa escola que não tem alunos desde o início da guerra
- SIC na Ucrânia: “Nós dançamos durante as explosões porque não temos mais nenhuma música para dançar”
- SIC na Ucrânia: “Há mais de 60 dias que não saíam porque estavam traumatizadas com os bombardeamentos”