O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse este quinta-feira que a Ucrânia precisa de sete mil milhões de dólares (6,46 mil milhões de euros) por mês para compensar as perdas económicas causadas pela guerra da Rússia.
“E vamos precisar de centenas de bilhões de dólares para a reconstrução“, afirmou o chefe de Estado ucraniano, numa mesa-redonda sobre ajuda à Ucrânia que decorreu no âmbito dos encontros do FMI e do Banco Mundial, em Washington.
Alguns dias antes, as autoridades ucranianas tinham informado o Fundo Monetário Internacional (FMI) que iriam precisar de 5 bilhões de dólares por mês para continuar a fazer a economia do país funcionar, pelo menos nos próximos meses, disse, na quarta-feira o diretor-gerente do FMI.
“Apesar de todas as dificuldades, o nosso país continua a cumprir todas as suas obrigações em termos de assistência social, pagamentos de pensões, salários (dos funcionários públicos) (…), e tudo isto custa cerca de 7 mil milhões de dólares americanos por mês ao nosso orçamento”, precisou o primeiro-ministro Denys Shmyhal, que participou pessoalmente da mesa-redonda.
O chefe do governo ucraniano encontrou-se antes com o presidente dos EUA, Joe Biden.
Os bombardeios russos estão “arruinando” a economia ucraniana, lamentou o Presidente Zelensky, enfatizando que esses atentados não poupam creches, escolas ou universidades em todo o país.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Guerra na Ucrânia: Macron insta Putin a mostrar-se “responsável”
- Rússia proíbe 29 norte-americanos de entrar no país
- SIC em Odessa: “Mantém-se a ameaça vinda do mar”
- Espanha envia maior carregamento de material militar para a Ucrânia
- Guerra na Ucrânia: 180 civis retirados de Mariupol chegam a Zaporíjia
- Kiev garante que Rússia é incapaz de controlar complexo Azovstal em Mariupol
- O discurso de Zelensky na Assembleia da República: “Portugal sabe bem o que a ditadura traz”